A metodologia do Colégio Vip tem por objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

A Educação Infantil é lugar para brincar, correr, dormir, alegrar-se e ficar triste, desenhar, interagir e conhecer a natureza, de se arriscar a ler e escrever as primeiras palavras. Entretanto, devido à ideia de que todos sejam “gênios”, acelera-se o processo de aprendizagem e os pais exigem que seus filhos sejam alfabetizados precocemente, gerando grandes consequências na vida da criança, interferindo diretamente na autoestima e no desenvolvimento futuro.

A efetivação da proposta pedagógica ocorre por meio do processo de adaptação e integração das crianças, pelo planejamento anual, com objetivos específicos por turmas.

Os conteúdos pedagógicos são trabalhados de acordo com a fase de desenvolvimento da criança, através do ato de brincar, exploração do objeto e experiências de tentativa e erro.

A proposta pedagógica cria condições (físicas e humanas) que garante o brincar, de fato e de direito, pois, brincar é a especificidade da criança e é também, seu meio de comunicação.

Para que esse processo aconteça, é necessário respeitar as fases de maturidade das funções cognitivas, garantindo uma aprendizagem prazerosa, rica e com significados e não uma tortura.