No Colégio Vip, o processo ensino-aprendizagem está alicerçado no próprio educando, no seu modo de perceber o mundo, nas suas relações com o meio, nas formas como se comunica, em suas descobertas. Isto é, ora no tradicional, ora no sociointeracionista.

Propiciar ao educando o desenvolvimento da consciência política, filosófica e religiosa, evitando o tratamento desigual, a discriminação e o  preconceito.

Nessa concepção, as práticas pedagógicas são medidas pela relação entre os diferentes envolvidos (professor/aluno, aluno/aluno, pais/aluno e outros), uma vez que a aprendizagem é centrada nos diferentes modos como o aluno aprende, como interage com seu meio cultural e social e como se apropria dos bens culturais nele produzidos.

Nesse contexto, entendendo ser esse o papel do Colégio Vip, proporcionamos aos alunos meios para desenvolver habilidades que permitam a construção de novos saberes.

É nessa perspectiva que o Colégio Vip encara os desafios no tempo atual, respeitando as necessidades e os interesses dos alunos e pais, valorizando os conteúdos e conceitos, almejando resultados qualitativos.